Senado e Conselho empresarial faz apelo para retomada do Visto Eletrônico
Após perdas consideráveis no turismo em Cancún, a classe busca junto ao senado mexicano medidas para facilitar a entrada de brasileiros
A Comissão de Relações Exteriores da América Latina e do Caribe, presidida pela senadora Beatriz Paredes Rangel, aprovou um acordo para solicitar à Secretaria de Governo no México que retome o sistema de emissão de vistos eletrônicos para turistas brasileiros que desejam entrar no país por via aérea.
A iniciativa se faz necessária após as perdas de mais de dois bilhões de pesos registradas pelo setor turístico devido à queda do turismo brasileiro. O Conselho Coordenador Empresarial do Caribe (CCE) fez um apelo ao governo federal para restabelecer o visto eletrônico aos cidadãos brasileiros afetados pela eliminação desse trâmite.
O senado pontuou que o decreto da Secretaria de Governo do México emitido em 2022, no qual informa que os cidadãos brasileiros não podem mais obter visto eletrônico, impactou negativamente a indústria turística de Quintana Roo, porque desde então cerca de 60% dos turistas que vinham desse país “não pisam mais em solo mexicano”.
Há uma séria preocupação por parte dos hoteleiros, porque o turista brasileiro que vinha para o México já não vem mais, o que representa uma perda na arrecadação econômica de aproximadamente um bilhão de dólares; por isso eles pedem que o visto eletrônico seja reativado”, afirmou a legisladora Marybel Villegas Canché, do partido mexicano Morena.
A exigência do visto também provocou o cancelamento do último voo direto do Brasil para Cancún. A cúpula empresarial deixou claro sua preocupação com o impacto subsequente que a medida tem na economia do setor turístico, principalmente no Caribe mexicano.
Diante dessa situação, a cúpula empresarial e senado solicitam que a petição para retomar o visto eletrônico seja avaliada e assim recuperar esse mercado turístico, pois “como representantes do setor empresarial, estamos preocupados que isso repercute gradualmente em todos os que vivemos do turismo, depois de detectar a influência de visitantes brasileiros”.
Além disso, o parecer solicitado à Secretaria de Relações Exteriores, que reforcem as ações e medidas que garantam a entrada ágil e respeitosa de turistas dos países da América Latina e do Caribe, que cumpram com os requisitos exigidos pelas nossas leis e disposições migratórias.
Nós da Brasileiros em Cancún estamos torcendo para que este não seja um sonho distante e que o visto eletrônico seja efetivado o mais rápido possível, para que todos possam conhecer o Caribe mexicano.