Tulum e suas belezas naturais
Tulum é um destino rico em belezas naturais, além disso, tem uma vibe rústica bem característica, razões pelas quais se tornou tão buscado por turistas. Na região reside não apenas na história das ruínas maias vizinhas de mesmo nome, mas na influência dos cenotes e arquitetura de hotéis e restaurantes que tornam o destino mais especial.
Cerca de duas horas de carro de Cancún, bem na entrada da cidade estão as Ruínas Maias de Tulum, no coração da Riviera Maya e de frente para o mar do Caribe.
Assim como outras cidades e ilhas da região, Tulum fica ao lado da Barreira de Corais Mesoamericana, o segundo maior sistema de recifes de corais do mundo. Contudo, essa localização coloca Tulum e seus vizinhos em um local perfeito para as águas azul-turquesa do Caribe, praias de areia branca e mergulho e snorkel de classe mundial.
Ruínas de Tulum: as únicas de frente para o mar
Primeiramente, Tulum foi a última grande cidade construída e habitada pelo povo maia entre os séculos XIII e XV. Era um local de adoração ao Grande Deus Descendente cuja imagem adornava os templos dentro do local. Assim sendo, a grande importância vem, principalmente, do comércio marítimo, mais especificamente para o comércio de obsidiana. Tribos de todo o México e outros países da América Central viajavam para este porto caribenho para comércio.
O sítio arqueológico de Tulum foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, portanto, o local guarda uma rica herança histórica e cultural. Sem dúvidas, essa é uma das zonas arqueológicas mais importantes no estado de Yucatán.
Se tem interesse em visitar as Ruínas de Tulum durante as suas férias em Cancun, saiba que temos a combinação de passeio ideal que te leva ao destino.
Cenotes em Tulum
Em Tulum estão dezenas de Cenotes, que são cavernas na maioria dos casos. A água dos cenotes vem de rios subterrâneos onde, com o passar dos milhares de anos, ocorreu um colapso da estrutura rochosa que o sustenta. Muitos deles são cavernas ainda com tetos como o Cenote Tak Be Há e outros semi- abertos como Cenote Dos Ojos e alguns totalmente abertos como Grand Cenote, por exemplo, mas ainda existem muitos outros.
As opções de cenote em Tulum são vastas e diversificadas, pois existem literalmente dezenas de locais incríveis nas proximidades. Você pode nadar, mergulhar, mergulhar com snorkel ou simplesmente caminhar por uma dessas formações da natureza.
Para quem busca roteiro exclusivo de cenotes, temos um tour com três cenotes em um dia, que te leva para visitar e nadar em cavernas com diferentes formações.
Laguna Kaan Luum
Em Tulum está a bela Lagoa Kaan Luum na língua maia que significa terra amarela. Esta lagoa é cercada por uma selva exuberante, provavelmente um dos segredos mais bem guardados da Riviera Maya. Além disso a lagoa Kaan Luum abriga em seu interior um cenote de 25 metros de diâmetro e 85 metros de profundidade. É uma experiência e tanto observar a mudança de tonalidade em suas águas que vai de um belo verde esmeralda a um azul intenso.
Um lugar até certo ponto desconhecido, longe das áreas turísticas , ideal para quem procura desfrutar e ter contato com a natureza. A melhor forma de visitar é com passeio de um dia, que te leva para conhecer a lagoa e outros cenotes de Tulum.
Tenha a oportunidade de um dia visitar diferentes cenotes e a Lagoa natural Kaan Luum em Tulum, com águas cristalinas e uma vida natural ativa. Nas proximidades está a bela praia Paraíso, tudo em um dia!
A primeira parada é a Laguna Kaan Luum, localizada no meio selva, um paraíso cristalino com águas rasas em tons de verde e azul com areia branca e que guarda um cenote de 82 metros ao centro. O passeio segue pelo Grand Cenote, semiaberto é um dos mais visitados em Tulum. A cor da água é tão clara que dá para ver peixes e pequenas tartarugas, passarelas de madeira ajudam a compor o cenário.