Conheça Valladolid, a cidade mágica localizada em Yucatán, é um daqueles destinos onde o tempo passa serenamente, onde se pode respirar o ar tranquilo de uma antiga cidade maia, rica em tradições e que está perto de Cancun. Onde as tardes se perdem em seus bairros cheios de cor, com casarões que guardam momentos importantes da história do país, como a Guerra de Castas, a Colônia e a primeira centelha da Revolução mexicana. E, como se não bastasse, onde a natureza se revela em cenotes abertos, ideais para um mergulho, um deles é o cenote Suytun.
Valladolid é chamada de: “a pérola do Oriente Maia”. Por estar localizada no meio das duas cidades turísticas mais importantes da Península de Yucatán: Mérida e Cancun. Cidades que estão separadas por apenas 160 quilômetros de distância. Por isso, o Pueblo Mágico pode ser uma visita interessante se vai conhecer os sítios arqueológicos de Chichén Itzá que é uma das sete maravilhas do mundo, Ek Balam ou Cobá.
História, cultura e sabor em Valladolid no México
Há muito o que fazer em Valladolid, começando com a visita aos bairros de La Candelaria, San Juan, Santa Ana e Sisal. Calmamente, você descobre ruas que levam a templos e antigos conventos, como Santa Lucía e San Bernardino, testemunhos arquitetônicos da ordem franciscana, que se apreciam melhor à noite com o espetáculo de luz e som projetado em suas fachadas. Faça uma parada em uma grande casa como a Casa de los Venados, que possui um acervo de quase três mil peças de arte popular e seus proprietários fazem visitas guiadas. Continue para o centro de artesanato Zací para comprar chapéus jipijapa, huipiles e guayaberas. Se preferir, há o mercado Donato Bates para comprar lembranças locais.
Em seu passeio, você encontrará restaurantes de culinária maia e não deixe de provar a sopa de limão e a longaniza Valladolid preparada de forma artesanal. À tarde, as praças se enchem de vendedores ambulantes de marquesitas, uma sobremesa tradicional mexicana que pode ser doce ou salgada.
A Calzada de los Frailes é um passeio obrigatório de bicicleta, além de ser a antiga rua que ligava a cidade de Valladolid a vila indígena do Sisal, é cheia de cor, já que suas casas foram resgatadas e pintadas em cores diferentes. Deste destino é possível chegar ao Museu San Roque, que possui uma pequena coleção de peças arqueológicas encontradas em Ek Balam e restos humanos dos primeiros túmulos maias.
Visite cenotes incríveis na Riviera Maya
Cenotes Suytun
Sua visita a cidade mágica de Valladolid deve incluir um passeio a um de seus dez cenotes impressionantes. O cenote Suytun, um dos mais lindos da região e mais fotogênicos que vai encontrar durante a sua viagem ao México. É um cenote semi-aberto: seu poço está no subsolo e há uma pequena abertura no teto, que permite a entrada de luz e ar. Durante o dia, raios de sol entram na caverna e descem diretamente na plataforma circular que fica no meio do cenote, que é todo cercada por água cristalina, permitindo que os visitantes possam visualizar tudo em volta. É possível chegar até a plataforma circular por uma passagem estreita de pedra. Ficar de pé na plataforma quando os feixes de luz estão diretamente acima do teto é quase uma experiência de outro mundo e as fotos são fascinantes. É possível mergulhar e conferir as diversas formações rochosas.
O local é reconhecido como um dos cenotes cerimoniais mais importantes para os maias, que utilizavam o lugar sagrado como palco para sacrifícios e rituais. O tempo passou e o lugar agora é um dos cenotes mais interessantes da Península de Yucatán, no México.
Claro que você merece conhecer a cidade de Valladolid com a Brasileiros em Cancun, temos tour privado que faz a rotas dos cenotes e compartilhado que inclui Chichén Itzá.